Veromobili cria Móveis Infantis Inspirados no Método Montessoriano

Montessori é o nome que se dá ao método de aprendizagem desenvolvido por Maria Montessori, médica psiquiatra e pedagoga, que, após dedicar sua vida à analisar o processo de aprendizagem de crianças, percebeu que o método tradicional não funcionava com a eficiência necessária para o aprendizado delas.

Maria Montessori Fonte: Wikipedia
Maria Montessori Fonte: Wikipedia

Sua principal característica é a ênfase na autonomia e na confiança das crianças – Montessori acredita que todas as crianças nascem com um “guia interior” e que, se ela encontra um ambiente propício para esse desenvolvimento, ela consegue aprender sozinha, ou seja, há um autoconhecimento.

No método montessoriano, a criança é o usuário central dos produtos que usa e do ambiente em que vive – os pais e professores têm por função auxiliá-los, mas o importante é que a criança descubra o mundo e seus acertos e erros sozinha.

Montessori em Móveis Infantis

Com base em todo o estudo e filosofia Montessori, os móveis montessorianos são diferentes dos convencionais – como a base do método é a autoeducação, o foco dos móveis são para a criança, e não para os adultos.

Exemplo de quarto montessoriano
Exemplo de quarto montessoriano Fonte: http://www.mamaetagarela.com/quarto-montessoriano-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Portanto, há algumas diferenças: os móveis devem ser projetados de acordo com o tamanho da criança, para que ela consiga usar, guardar seus objetos. Assim, o ambiente se torna mais pessoal, aumentando sua noção de independência e organização.

Sapateira Infantil Montessori
Sapateira Infantil Montessori – Fonte: Veromobili

A sapateira infantil, com vãos abertos, possibilita às crianças desenvolverem senso de organização e responsabilidade.

Além disso, há uma tendência à ausência de portas nos móveis, deixando os produtos à mostra – o que o torna mais seguro (evita da criança fechar o dedo na porta, por exemplo), e também deixa tudo do quarto da criança mais à vista – facilitando o encontro dos produtos e aumentando a noção de responsabilidade dos pequenos.

Arara e sapateira Infantil
Arara e sapateira Infantil – Fonte: Veromobili

A dupla arara + sapateira é ideal para que as crianças cuidem e organizem seus pertences por si só – com os produtos à vista e ao alcance deles, eles são os responsáveis por manterem o quarto em ordem.

A matéria prima com que os móveis montessorianos são produzidos são diferentes dos tradicionais – os materiais são mais interativos, para que a criança consiga se relacionar melhor com o produto. A filosofia Montessori dá prioridade à madeira ao plástico, que é considerado um material ‘frio’.

Também costumam possuir mais cores e texturas, para que a criança adquira noção sensorial.

Mesa de Giz Infantil
Mesa de Giz – Fonte: Veromobili

O ideal é que os pés da criança estejam apoiados ao chão.

Mesas com tampo em acabamento lousa são super interativos e estimulam a criatividade das crianças

O estilo Montessori não possui restrição de idade, porém é interessante que os móveis se adaptem conforme a criança cresce e, consequentemente, muda de rotina.

Quando a criança é bem novinha, é legal que esses dois produtos se façam presente no quarto:

Barra de apoio, para que ela tenha lugares para se apoiar e isso estimule o seu andar;

Espelho, para que a criança possa se reconhecer.

O ideal é que o espelho seja fixado a uma placa de MDF, para que ele não se solte e machuque a criança, caso quebre.

Por último, mas não menos importante, a segurança dos produtos deve ser muito levada em consideração na hora da compra.

Aqui na Veromobili, todos os nossos móveis infantis possuem quinas abauladas (arredondadas) para evitar que a criança se machuque. Além disso, a marca usa poucos parafusos e, todos os que usam, são grandes e difíceis de serem tirados .

Móveis arredondados para evitar que a criança machuque.

Arara de Roupas Infantil
Arara de Roupas Infantil – Fonte: Veromobili

A marca também conta com produtos que tem dispositivo de segurança, que permite que os móveis grandes sejam fixados à parede e não caiam sob a criança, caso ela escale algum produto. Dispositivo de segurança que prende o produto à parede, evitando tombamento.

Com móveis assim tão bem planejados e pensados com tanto carinho no conforto e no desenvolvimento das crianças, fica muito mais fácil decorar o quarto com cor, diversão e responsabilidade.

Para mais informações, acesse o site da Veromobili.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here